Leoa morre durante anestesia menos de um mês após chegar ao Zoológico de BH
11/11/2025
(Foto: Reprodução) Imagens mostram rotina de leoa em zoológico de BH
A leoa Pretória, de 14 anos, que chegou ao Zoológico de Belo Horizonte em 15 de outubro, morreu nesta terça-feira (11). Segundo a prefeitura, o animal sofreu uma parada cardiorrespiratória durante um procedimento de anestesia.
De acordo com as autoridades, a fêmea de leão-africano (Panthera leo) apresentava uma fratura coronal nos dentes caninos inferiores, com possível necrose da polpa dentária (morte do tecido interno do dente), ocorrida no zoológico de origem.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp
Leões-brancos Pretória e Mafu no Zoo de BH
Lívia Ansaloni
Nesta terça-feira, ela faria um procedimento para tratamento de canal, além de exames gerais de quarentena. No entanto, durante a indução anestésica, conduzida pelos médicos veterinários do Zoo, Pretória sofreu uma parada cardiorrespiratória.
Segundo a prefeitura, "todas as medidas indicadas de ressuscitação foram executadas pela equipe, mas sem sucesso".
A necrópsia para apurar a causa da morte foi realizada por profissionais do Setor de Patologia da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O corpo da leoa será levado para o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.
Relembre
Pretória chegou ao Zoo de BH junto com Mafu, um leão-branco macho também de 14 anos. O casal de felinos veio do Parque Beto Carrero World, em Santa Catarina.
A ideia era que os animais fossem incluídos em um plano de conservação internacional da espécie e participassem de futuros programas de reintrodução na natureza, em caso de reprodução.
Zoológico de Belo Horizonte recebe novos moradores