Ipatinga tem índice alto de infestação do Aedes aegypti, aponta levantamento
14/01/2026
(Foto: Reprodução) Ipatinga promove o primeiro LIRAa de 2026
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ipatinga divulgou, nesta semana, o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em 2026. O estudo apontou um Índice de Infestação Predial (IP) de 6,2% na área urbana do município.
Os dados foram coletados entre os dias 5 e 9 de janeiro. Apesar de o índice ser considerado alto, houve redução em relação ao mesmo período do ano passado, quando a taxa foi de 7,4%.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Bairros com maior e menor infestação
Segundo a SMS, os bairros Bom Jardim, Ferroviários, Horto, Industrial e Usipa registraram os maiores índices, todos com 10,9%. Já Tiradentes e Canaã apresentaram os menores percentuais, com 2,1%. Granjas Vagalume e Bethânia ficaram com média de 4,5%.
Confira os índices de incidência nas demais regiões:
Limoeiro, Chácara Madalena, Corrégo Novo, Barra Alegre, Chácara Oliveira - 9,2%.
Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro, Novo Cruzeiro, Parque Ipanema - 7,4%.
Veneza - 6,7%
Caravelas, Jardim Panorama - 6,5%
Cidade Nobre, Iguaçu, Canaazinho, Vila Militar - 5,5%
Vila Celeste - 5,4%
Esperança, Ideal - 4,7%
Orientações para prevenção
Para reduzir os riscos de proliferação do mosquito, é importante substituir a água dos pratos de vasos de plantas por areia, manter a caixa d’água tampada, cobrir grandes reservatórios de água, como piscinas, e remover dos ambientes todo material que possa acumular água.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja outras notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.