Hacker que fraudou alvarás de soltura e fugiu de presídio em BH com outros detentos é preso no Rio
Entenda como se cumpre um alvará de soltura
A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu, nesta quarta-feira (14), no Rio de Janeiro, um hacker suspeito de fraudar alvarás de soltura no estado no fim de 2025. A informação foi confirmada pelo governador de MG, Romeu Zema (Novo), no X.
"Recebi com orgulho a informação de que, em mais uma ação rápida e certeira, a @pcmgoficial prendeu hoje, no Rio, o hacker que fraudou alvarás de soltura, inclusive o próprio, no fim do ano. Ele já está voltando para o presídio. Em Minas, não há bandido mais esperto que a polícia", publicou.
Ricardo Lopes de Araujo é um dos quatro detentos que deixaram o Ceresp Gameleira, em Belo Horizonte, pela porta da frente, no dia 20 de dezembro, com alvarás de soltura fraudados.
Eles tinham sido presos no dia 10 de dezembro suspeitos de integrarem uma organização criminosa apontada como responsável por acessar de forma ilegal o sistema do Judiciário.
De acordo com a investigação, a organização criminosa formada por hackers e estelionatários usava credenciais, ou seja, logins e senhas, associadas a juízes para acessar o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Assim, eles conseguiam simular decisões judiciais e alterar dados sensíveis de processos.
Reportagem em atualizaçãoFONTE: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2026/01/14/hacker-fralde-alvaras-soltura-preso.ghtml