Conta de energia começa 2026 sem custo extra com bandeira verde em janeiro
10/01/2026
(Foto: Reprodução) Aneel mantém cobrança adicional zerada e divulga calendário das bandeiras tarifárias ao longo do ano.
Divulgação/Agência Nacional de Energia Elétrica
A conta de luz começou 2026 sem cobrança extra para os consumidores. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde em janeiro, o que significa que não há acréscimo na tarifa de energia elétrica neste mês.
A Aneel também divulgou o calendário com as datas em que serão anunciadas as bandeiras tarifárias ao longo do ano.
O calendário
📆Dia 30/01: será informada qual bandeira vai valer para o mês de fevereiro.
📆Fim de cada mês: será divulgada a bandeira do mês seguinte.
O sistema de bandeiras tarifárias utiliza cores para indicar o custo de produção da energia no país. Na bandeira verde, não há acréscimo na conta. Já nas bandeiras amarela e vermelha, ocorre cobrança adicional de acordo com o consumo (veja os valores na tabela abaixo).
Valores tarifários para cada bandeira.
ANEEL
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo a Aneel, a definição das bandeiras varia conforme as condições de geração de energia, especialmente o nível dos reservatórios e a necessidade de acionamento das usinas termelétricas.
O volume de chuvas durante o verão tem papel importante nesse cenário, já que níveis mais altos nos reservatórios permitem maior uso das hidrelétricas, que produzem energia de forma mais barata e limpa.
LEIA TAMBÉM
Apagão: 25 itens para ajudar no caso de falta de energia