Após denúncia, polícia apreende pássaros em gaiolas e viveiro no 2º andar de casa em Montes Claros
09/12/2025
(Foto: Reprodução) Polícia recolheu 16 pássaros
Polícia Militar/Divulgação
A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu 16 pássaros da fauna silvestre que eram mantidos em cativeiro no bairro Camilo Prates, em Montes Claros.
Os animais foram encontrados em gaiolas e em um viveiro no segundo andar de uma casa. A PM também apreendeu um alçapão usado para capturar as aves.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Os militares chegaram ao endereço após uma denúncia anônima indicar a criação e o comércio ilegal de pássaros. O morador, de 21 anos, confessou que capturava as aves há cerca de um ano em uma área de mata nas proximidades da residência, com a intenção de criar e vender.
Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) — instrumento legal previsto para crimes de menor potencial ofensivo — comprometendo-se a comparecer em audiência com o juiz. Também foi aplicada uma multa no valor de R$ 22.339,70.
Segundo a PM, as aves eram de diversas espécies, entre elas papa-capim, bigodinho, trinca-ferro, patativa e galo-de-campina. Elas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
VEJA TAMBÉM
O que fazer em casos de maus-tratos a animais?
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.